6 de junho de 2008

Reeditando Juazeiro

"Uma semana em Juazeiro e descobrimos um tesouro local: Cajuína São Geraldo, um refrigerante doce de cajú, que tem sido o nosso refúgio quando paramos pra respirar numa sombra."


"A cidade começa a esturricar com o sol a partir das 06:30 da manhã, o trânsito caótico vai entupindo as veias que cruzam o centro. Eu não conseguiria dirigir aqui, os carros buzinam antes de passar em cruzamentos, e as pessoas tomam conta das ruas.Um formigueiro.

Muitos velhos!!! A proporção de pessoas de mais idade para jovens é muito grande. Os senhores sentam nas calçadas e contam casos, palitam dentes e jogam baralho. As senhoras andam....só as vejo andar de lá pra cá....com véus e sempre carregando alguma coisa. Vestidos floridos e rosário no peito.

Juazeiro de juá( uma árvore típica), dos benditos, dos cordelistas malditos, da comunidade de artesãos, dos alto falantes que percorrem a cidade, do suco de cajá. Juá me trouxe muitas novas cores, e tentei absorver um cado dessa gente de traços fortes, bocas miúdas e corpos esguios. É muita fé....é tanta que não há como sair daqui sem ter sido tocada de alguma forma.
Os sinos badalam o tempo todo....alguns terreiros de Umbanda.... terços e escapulários em inúmeras banquinhas pela rua.Conheci pessoas muito risonhas, crianças de serelepices curiosas, mestres de cultura e caboclos de garra. É bom saber que não conheço nada.....que essa viagem só foi pra molhar meus dedinhos num oceano lindo!! Outros projetos virão, quero saber mais do que me colore o sangue."

Juazeiro do Norte-CE

12/12/2006


Um comentário:

JFGama disse...

Ah... e quando vier por essas bandas pode me ligar que eu apareco... aahah :***