11 de junho de 2008

Cores de Saudek

O que me fez lembrar de Saudek foi o comentário que o Eduardo deixou aqui, sobre a fotógrafa que fez fotos durante anos da mesma pessoa. O passar do tempo.
Sim, Saudek é um dos meus fotógrafos favoritos,traz uma atmosfera fantástica com fortes referências aos cartões de visitas vitorianos numa estética densa, mágica. Muitas vezes solitária, agressiva, e erótica. Claramente erótica.
Saudek nasceu em 1930, em Praga. Ainda quando criança esteve preso com o irmão em um campo de concentração nazista, e sua infância foi mesmo de miséria. Começou a fotografar em 1950 com uma Baby Brownie Kodak , foi quando também se iniciou no desenho e pintura. Trabalhou um tempo como clandestino, vivendo sob o regime russo e só em 1984 pode então seguir a carreira artística. Uffa
Jan fotografou algumas figuras de sua vida, e ao decorrer dela. Passeando no site a gente encontra fotos do filho ainda neném e já rapaz, da mãe com a menina ainda menina e alguns anos depois a mãe com a menina já moça. Muito divertido o passar do tempo...ainda mais brincando com o mesmo cenário, com quase a mesma tensão.
As tão bem compostas cenas, com a maioria de mulheres são fascinantes sim e é preciso ressaltar que nas muitas fotos em que aparece algum homem é ele mesmo, Saudek que posa. Adoro isso!!Ele só trabalha com película e pinta manualmente todas as fotos. Ah ram...são todas pintadas à mão.
Quem se baseou nas cenas de Saudek foi Tarsim Singhao ao dirigir The Cell (reparem na cena do menininho subindo uma escada?).

"Para mim uma boa modelo é alguém que não é perfeito. Encontro-as em todo o lado, mais especialmente agora com a Internet." ( Saudek, 2006)


Divirtam-se com[ Saudek ] e com o [ blog do Eduardo], que vale muito a pena visitar também!

Um comentário:

Daniel Duende disse...

Saudek é realmente fantástico! :)