15 de outubro de 2009

Gregory Crewdson



Tudo parece muito a pausa, uma átimo de segundo paralisado,uma cena interminável ,com personagens silenciosas, muito solitárias. Assim é o trabalho de Gregory Crewdson, nascido no Brooklyn em 1962, filho de um psicanalista, Gregory quando criança escutava escondido algumas consultas que seu pai dava em casa. Hoje mantem sua marca em muitos detalhes que se repetem nas produções, ícones milimetricamente estudados. Essa atmosfera onírica não se deve nada ao acaso, ruas molhadas, planos mais abertos e cheio de pequenos detalhes, uma sensação de desamparo, tudo é mesmo fruto de uma equipe de pelo menos 40 pessoas ( figurantes, produtores, assitentes... ) , que pode passar até alguns meses desde a ideia, passando pelo processo até a manipulação da imagem trabalhando em uma só fotografia.
Influenciado pela pintura de Hopper e fotografia de Arbus, Crewsdson é considerado um dos grandes nomes da fotografia artística contemporanea. Sua obra mistura ficção e realidade, bebendo da cultura visual americana e expondo a fragilidade do "Sonho Americano"

Particularmente me provoca uma tensão de ansiedade tão forte, que me pergunto muitas vezes "e agora, o que vai acontecer?"

Achei uma entrevista que ele deu aqui.


Um comentário:

Ju Marques disse...

Tive medo, quando vi.