10 de março de 2010

Para hoje Irina



"Venho de uma família errante.Meu pai era músico e viajava o mundo. Minha jovem mãe se apresentava em circos exercendo o perigoso ofício dos trapezistas sem rede de sua época. Eu vivia com minha avó materna. Durante o inverno em um bairro turco de Constança; no verão, em uma aldeia à beira do mar Negro. Essa terrível falta de afeto criado pelo afastamento dos meus pais desenvolveu em mim a necessidade de tudo compensar pela curiosidade do olhar. "
(irina ionesco, 1996)






Irina Ionesco nasceu em Paris em 1935, seu trabalho tem forte influencia das tragédias gregas, pinturas simbolistas ( ela também desenhava), poesia decadente, verdadeiras personagens bordadas de plumas, bjuterias, um luxo fragilizado. Irina teve maior repercussão de seu trabalho quando expôs fotografias ousadas de sua filha Eva Ionesco, dos 5 a 10 anos sob o olhar fetichista da mãe. Escandalizou meio mundo é claro.

Bem Irina me apareceu entre folhas de um lindo catálogo da exposição Irina Ionesco Espelhos de Luz e Sombra que pode ser vista no Centro Cultural da Caixa aqui na Sé até dia 11 de Abril. Para meus amigos candangos, ela chega em Brasília e Junho. Muito bom, vai lá vai.

Serviço:

Exposição Espelhos de Luz e Sombra
Local: Galeria Michelon da Caixa Cultural SP (Praça da Sé, 111 – centro de São Paulo)
Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 21h
Informações: (11) 3321 4400


Um comentário:

Noh Gomes disse...

De tudo o que eu mais gosto no seu canto são suas informações, juro que aprendo demais vindo aqui, é uma delicia ver seus gostos e suas palavras.


Continue viu
Beijo